terça-feira, agosto 23, 2005

Up In Smoke...

Somos um povo engraçado e, mais importante, agarrado ás tradições. Assim sendo, para não deixar morrer a tradição da piromania, este Verão decidimos continuar a dizimar a nossa floresta. Não, não pensem que há qualquer interesse nisso, nada de especulação imobiliária nem nada do género. Nada disso malta, não sejam maldosos – lá estão vocês, tugas, a serem más-línguas! O que passa é que a malta que vive nessas zonas, por não ter fácil acesso ás lindas praias do nosso litoral e também por não ter o que fazer á noite, tem que se entreter com alguma coisa, então, vamos lá pôr o mato a arder! Eu gostava de vos ver a ter que passar o Agosto numa aldeia do interior, nas Beiras ou
em Trás-os-Montes, sem mar e sem noitadas… cá pra mim, se isso acontecesse, ficávamos com carvão para churrasco durante os próximos quinze anos!

Não foi decretado o estado de calamidade, não é necessário, todos sabemos que somos grandes e que o país vive em altas – como diria o candidato Manuel João em uma das suas músicas – “ Crise? Qual crise?”. Os supostos fundos de calamidade não precisam de ser disponibilizados para o país, o estado da nação “não é assim tão mau” e o povo é sereno. Aliás, teve que se ir buscar dinheiro a algum lado para pagar as férias no Kenya e as medalhas dos U2, e os fundos estavam mesmos ali á mão. Agora, largar a nota, paga pelos os contribuintes, para ajudar agricultores arruinados pela seca extrema que se faz sentir, para os criadores de gado e para reflorestar a área ardida… para quê? E nem vamos falar de prevenção destas situações, né? Mas está tudo parvo? Para quê prevenir, quando somos tão bons a remediar!

E agora, o filósofo voltou da sua jornada de introspecção africana muito triste ( isto depois de ter deixado o país entregue ao bichos, quer dizer… ele deixou cá o António Costa, mas é a mesma coisa, esse senhor fez tanto nestas semanas como eu – viu tudo pela TV! ), porque a malta da oposição foi mesquinha nas críticas que fez ( ele há mesmo malta de memória curta… ). Fogo, que jogo sujo, isso não se faz, muito menos a ele, que nunca disse uma palavra contra o governo, quando pertencia á oposição! Realmente… ele há pessoas capazes de tudo, até de dizer mal dos incapazes do governo ( por acaso, até é engraçado, pois são incapazes a criticar incapazes… por mais que se mude o balde, a merda será sempre a mesma! ).

Mas, antes de terminar, deixo uma palavra de apreço ao senhor Sampaio. É bonito ver um político, ainda mais o presidente da república ( das bananas… e dos bananas que nele votaram! ), a interromper as férias por um motivo tão importante - condecorar uma banda Pop por feitos em prol da humanidade. O feito em prol da humanidade, protagonizado por um elemento dessa mesma banda, que eu mais gostei foi quando o senhor Bono Vox, que é o hipócrita que por lá debita uns textos engraçados para acompanhar um guitarrista que faz a mesma música desde o início dos anos 90, para ter acesso rodoviário á sua mansão no sul de França, mandou deitar abaixo umas quantas árvores com mais de 200 anos. Coisa pouca, só umas centenas, nada de grave – grave foi ele dizer que o Cherne “parecia ser uma pessoa sensível”, agora as árvores…caga lá nisso, mais uma menos uma… Bem, mas se o Bono Vox ganhou uma medalha, espero que a malta que anda por aí a pegar fogo ás florestas ganhe, pelo menos, uma taça!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Click Here