quarta-feira, março 23, 2005

Uma viagem no tempo pela "ilha da música"

Foi com grande agrado que ontem vi rodar na "télinha" da 2:, um programa cultural sobre a história da música Jamaicana. São programas como este que fazem,de facto, este canal o mais interessante e enriquecedor que possuímos neste jardim à beira mar plantado.
Tudo foi mencionado neste programa, desde o início dos sound systems até ás vertentes mais actuais da música caribenha sem deixar de dar a noção do contexto social e politico das várias épocas. A origem do Ska tirada do r&b norte americano, o up-grade para o Rocksteady e a exploração do Dub e Reggae foram muito bem conseguidas.
No meio de tantos anos de evolução era entusiasmante o "desfile" de personagens únicas que iam presenteando o tele espectador com as suas histórias soberbas. Representados estiveram Skatalites,King Tubby,Bob Marley,Peter Tosh,Jimmy Cliff,o produtor de uma discográfica (não me lembro do nome desse máióre) que quando as coisas não corriam de feição disparava tiros para meter ordem na casa,etc.Mas,lá está, o máióresíssimo é Lee "Scratch" Perry. Chamem-lhe doido ou então a única coisa que lhe poderão chamar é génio.São as únicas opções.
Perry foi o homem que começou a quebrar barreiras no Reino Unido com a sua banda "The Upstters" para que posteriormente nomes como Bob Marley podessem passar a sua mensagem para além da Jamaica. Aliás,foi referido, que Bob Marley só começou a ter a projecção que queria (e que merecia!) depois de ter "requisitado a mente e mestria" de Lee Perry.
Para finalizar deixo as citações mais interessantes de Perry no programa de ontem:
"Eu sou moisés e a música é o meu cajado"
"As únicas coisas boas da Jamaica são a erva e o Reggae"
"Haillie Selasse não morreu,está Vivo na minha coroa"
"O Rock nasceu no Egipto...",etc,etc,ect,etc...........


Comments:
Muito bom! Fiquei nas palhas porque ninguém quis sair e acabei por me deliciar com o excelente documentário! Nota 10!!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Click Here