terça-feira, fevereiro 22, 2005

Are you a badfish too?

Este era um post que estava destinado a aparecer neste blog. A única dúvida seria o timing preciso onde devia ser publicado. Vim vos falar de um senhor chamado Bradley James Nowell, que nasceu a 22 de Fevereiro de 1968 e que estupidamente faleceu a 25 de Maio de 1996. Podia aproveitar esta última data para de certa forma lembrar a sua existência. Todavia penso ser mais respeitoso e mais significativo assinalar a vida que a morte.
Bradley consta que seria o típico “boa onda”, alguém que conseguia relacionar-se com todos, espalhar o bom senso e a alegria naqueles que o rodeavam. “despertou para a música” quando tinha cerca de 11 anos e fez uma viagem ás Caraíbas. O som original desta região do Mundo (Reggae) despertou-lhe a curiosidade e incentivou a sua busca pela comunicação através da melodia.
Bradley era originário de Long Beach ,California e aí formou a sua primeira banda que dava pelo nome de Hogans Heroes. Passados alguns anos, no final dos anos 80 encontrou Eric Wilson (baixista) e Bud Gaugh (baterista), membros estes que deram origem a uma banda denominada Sublime. Uma curiosidade inerente à formação da banda é que praticamente todos os artigos que li Lou dog, o cão de Bradley era considerado como um membro da banda.
Passado um tempo, a banda conseguiu um "reforço",Michael "Miguel" Happoldt, sampler e manipulação de sons.
Sublime como maior parte das bandas começou por ser uma banda de garagem. Eram conhecidos pela banda que ninguém gostava mas toda a gente os queria a tocar nas suas festas. Tocavam em troca de cerveja e sensimilla (Cannabis). O seu som era um pouco difícil de catalogar dado que percorriam desde o Ska-Punk, Punk rock, Reggae, Hip Hop, Dub e também um pouco de Hard Rock. Talvez fossem uns experimentalistas.
Brad e Miguel que era originário de uma banda chamada The Ziggens começaram por arranjar maneira de registar as suas músicas, adquiriram material(não sei se normalmente ou por outros meios menos claros...)e tentaram que aquilo tudo desse certo depois de misturado. Começaram por editar demo tapes, as quais eram distribuídas em concertos e lojas de música. Consta que a demo com mais sucesso intitulava-se “Jah won’t pay the bills”.
Dois anos mais tarde 40 oz to freedom foi gravado e vendido na carrinha que albergava o trio de Long Beach e também o seu agente canino (inspector Max, és uma farsa!). Sessenta mil cópias foi o número vendido.
A banda tinha como seu verdadeiro “ás de trunfo” a variedade musical aliada a uma voz doce com temáticas líricas extremamente sinceras. Sinceras pois o seu vocalista transmitia pela sua voz e sua guitarra um sentimentalismo puro. Nada de coisas feitas com segundas intenções. Talvez não lhe interessasse escrever algo que os outros gostassem mas sim aquilo que procurava “passar” aos outros; se resultasse tudo bem,senão.....azar!! Os temas abordados eram os mais variados, mas alguns ilustravam bem a adição à heroína pela qual Bradley passava. Em Pool Shark pode-se ler:” Now I got that needle that i can shake, but I can't breathe.Take it away, but I want more and more.One day I'm gonna loose the war."
Tenho a noção que sou um pouco fundamentalista quando abordo a música destes senhores mas desenganem-se aqueles que pensam que Sublime se resume ao Self Titled Album, que as suas melhores músicas são What I Got, Santeria ou Wrong Way. Sublime é o 40 oz to Freedom do principio ao fim, são músicas como Date Rape, Scarlet Begonias, Had a Dat, Work that we do, Dj’s, Waiting for my Ruca, Ball and Chain, Badfish, What Happened,etc....(já chega!).
Resta-me dizer que Bradley morreu em Maio 1996 devido a uma overdose de heroína apenas sete dias depois do seu casamento. Foi encontrado pelo seu companheiro canino Lou Dog. Estava no inicio da digressão do ultimo álbum.
Não presto vassalagem a ninguém por este Ter problemas com drogas, não ponho num pedestal quem “já não está entre nós”. Admiro sim um ser que musicalmente conseguiu passar uma mensagem de alegria, esperança e criatividade acima da média. Admiro um músico que tem fãs á sua espera para dar o concerto e que a única coisa que lhe falta é o resto dos membros da banda (parece que tinham tido um encontro inesperado com os senhores da autoridade) e quando lhe perguntam o que ele ia fazer, respondeu: “Eu? Vou subir ao palco e vou dar o concerto sozinho!”. Palavras para quê????
Live it up, be Sublime!


"...Before I end, and you'll be victims of my stories, tales, lies, and exaggerations..." in "Had a Dat" ,Second Hand Smoke

Comments:
Li e gostei. Acho que fizeste bem em dar mais importância à vida do que à morte dele. O meu comentário vai sem opinião porque não conheço a música nem o músico, fica o cumprimento.
 
Ain't got no quarrels with God,
ain't got no time to grow old.
Lord knows I'm weak,
won't somebody get me off this reef?
 
GIRLS DON´T GO CRAZY...
GIRLS DON´T GO CRAZY....
WHEN MAN USE YOU........
OH YHEAAAAAAAHHH!!
 
girls don´t go crazy..
girls don´t go crazy..
When men use you...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Click Here