quarta-feira, dezembro 15, 2004

Benfiquinha...

O caso está mal parado, está mesmo. O que dizer acerca de uma equipa, que se diz candidata ao titulo, e que está neste belo estado, quando ainda nem atigimos o final da primeira volta? Não, não estou só a falar das lesões já existentes nestes seis meses, estou a falar do mau nível exibicional da equipa, e principalmente (sejamos práticos e honestos), da falta de resultados. De quem é a culpa?



Vamos por partes. Antes de apontar o dedo a alguém, vou (tentar) analisar a questão de um modo civilizado. Depois da melhor época dos ultimos anos (vice-campeonato e Taça conquistada), pequenos sucessos atingidos graças ao senhor Camacho, assim que este saiu e chegou o Veiga (um tripeiro, para ocupar o cargo de um benfiquista a sério, o sr. António Simões), começaram os problemas. O Tiago saiu, o Rocha quis sair, o Rui Costa ficou em Itália e as aquisições de verão não foram nem sonantes nem produtivas (o Dos Santos e o Karadas são os melhores reforços, só por aí se vê o nível da coisa). Se foi para ficar tudo igual, igual não – pior!, alguém me consegue dizer o que está o saloio do José Veiga a fazer no Benfica?

Também nos chegou o sr. Rodolfo Moura, técnico reconhecido como o melhor cá do burgo nas funções que desempenha, pescado para os lados do maior WC do mundo, com um currículo invejável e distinto, onde se incluem campeonatos ganhos pelos merdas e até um ao serviço das lagartixas. Tudo isto para evitar os problemas físicos que vinham a apoquentar o plantel em temporadas passadas. Estamos em Dezembro, na 14 jornada, e já lá vão 32 lesões, quase todas lesões musculares. Ninguém fez os trabalhos de casa? Será que só eu é que sei que, para evitar este tipo de situações, a época tem que ser bem planificada e a pré-época bem gerida?

Os jogadores chegados este ano também não foram escolhas felizes. De todos os reforços (acredito que os sr.Vieira não compreenda o significado da palavra reforço, se calhar é por causa daquilo da 4ª classe, não sei...), só dois jogam a titular (Dos Santos e Karadas, e não é sempre), e apenas por força das circunstâncias, não devido as suas qualidades.Yannick, Amoreirinha, Paulo Almeida, Everson, Carlitos e o regressado Bruno Aguiar são, até ver, tiros no pé. Pelos motivos que todos sabem, ainda dou o benefício da dúvida ao Quim e ao Alcides. Os outros dois, já referidos anteriormente, vão se safando, umas vezes melhor que outras. Contrariando uma política de contratações que estava a ter resultados, implementada por Camacho, que era a de apenas comprar jogadores que fossem titulares de caras (caso contrário seriam utilizados os jovens do clube), este ano voltamos a gastar dinheiro em suplentes. Não são reforços estas aquisições, quanto muito, são apêndices.

E, como santos da casa não fazem milagres, até os que já cá estavam andam na merda. Argel, Fyssas, Zahovic, Geovanni, Sokota, Nuno Gomes e o (eterno lesionado) Mantorras estão a ser nulidades esta época, incompetentes, maus mesmo (excepção feita ao mariquinhas 21, desde que voltou de Itália, é uma nulidade constante – ou está lesionado ou joga aquilo que se sabe!). O que nos deixa num panorama bastante assustador, pois ficamos com Moreira, Luisão, Miguel, Ricardo Rocha, João Pereira, Manuel Fernandes, Petit e Simão como elementos válidos de todo um plantel (uns bons, outros apenas competentes). Meus senhores, um clube com um plantel onde figuram apenas 8 jogadores de jeito, é candidato, quanto muito, aos lugares de acesso á UEFA, e, a não ser que hajam boas novidades em Janeiro, o titulo é apenas um sonho.

Como cereja no topo do bolo temos o Trap (este diminuitivo diz tudo, o homem é uma verdadeira armadilha, um presente digno de gregos!). Já me tentaram convencer que este senhor é bom, porque anda nisto há imenso tempo e até já ganhou umas coisas, treinou a Itália, coiso e tal... O que é que isso interessa para o este caso? Na parte que me toca, ele até podia ser o campeão do mundo em título, um ganda máior, mas se não mete a minha equipa a jogar... que vá para a puta que o pariu! Pois, ele foi campeão no Inter, na Juventus (que contava com Platini, Boniek, entre outros...), no Bayern (muito difícil, quando se tem Klinsmann, Ziege e companhia), eu já sei isso tudo. Mas, e então? De que me serve tudo isso quando o Benfica não consegue efectuar mais do que dois passes consecutivos? Para que quero eu saber dos títulos ganhos pelo senhor quando nem 30 pontos temos em 14 jornadas? Quero lá saber que ele tenha treinado a Itália quando o Benfica é sovado em Bruxelas, encalha em Leiria e leva um baile de bola em Belém?

E por falar em Itália... Como é que alguém, com todos aqueles jogadores de alto nível, atrevo-me mesmo a dizer que (a par do Brasil) é o país com o melhor índice quantidade/qualidade, não consegue ganhar nada durante os muitos anos que foi timoneiro da squadra? O melhor resultado da Itália nos ultimos anos foi ser vice-campeã do Europeu de 2000. Como se justifica a miserável prestação italiana no Euro 2004, que nem a fase de grupos passou (pois, foi o Totti que foi expulso no primeiro jogo, e como ele jogava sozinho...)? Alguém me quer convencer que este velho é bom treinador? A reforma, que eu saiba, em Portugal, também é aos 65 anos.

Não vou apontar culpados, acima de tudo, por não saber bem quem devo culpar. Num campeonato normal, sem tripeiros e lagartos a marcar passo, tal qual o Benfica, por esta altura deviamos estar em 9º ou 10º lugar. Não posso admitir que esta equipa jogue tão mal, não posso aceitar que o presidente do meu clube diga que levar 4 do Belenenses é “apenas mais uma derrota”, e fico indignado quando o treinador, após empate na Madeira, diz á comunicação social que “o Benfica não perdeu 2 pontos, ganhou 1”. Que merda é esta, pá? Não estamos a falar do Juventude de Ronfe, o Benfica tem que ser respeitado por todos, desde os adeptos ao presidente, passando por jogadores e treinador. Se alguém não se sente capacitado para defender aquele clube, por favor faça as malas, mas estragar mais, não!

Um pequeno aparte para os trogloditas que apedrejaram o bus: meus calhaus com olhos, não foi o bus que jogou, e destruir propriedade do clube é, de todo, um acto infeliz (considerando o facto de que alguns de vocês são sócios, e como tal, vão ajudar a pagar o arranjo do que estragaram, parece-me, no mínimo, uma burrice das grandes!). Mas enfim, no meio de tanto adepto, tinha que haver alguns merdosos!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Click Here