quinta-feira, setembro 09, 2004

Era uma vez na America?

"Compreende-se melhor o nível de vida de um país quando o próprio Primeiro Ministro emigra" - não sei quem o disse, nem me lembro onde li isto, mas não poda ser mais verdade.

Acordei com a estranha sensação de que me faltava alguma coisa. E não era só por ter perdido o episódio de ontem da "moelas com açucar", nem por ter acordado com o meu peluche preferido tombado ao lado da cama. Faltava-me algo e não conseguia perceber o que era. Com a primeira neura do dia (a primeira de muitas...) a invadir-me, comecei a recordar cenas tristes, e a primeira coisa que me veio a memória foi o cherne! "Foda-se, que merda de despertar", pensei eu, enquanto me dirigia para a banheira.
Durante o duche fui assombrado por todo o percurso político do cherne enquanto Primeiro Ministro, e quando estava já a beira de um colapso nervoso, "cheguei" aquele encontro com o Bush nos Açores. Aí passou-me tudo! Ao lembrar o bom do Bush fiquei com um sorriso de orelha-a-orelha. É que, ao contrário de 85% da população mundial, eu gosto do Bush, e por uma simples razão - ele faz-me rir!
Hoje em dia é giro ser anti-Bush. As piadas, as conversas, tudo, desde que seja anti-Bush está na moda. O fenómeno é de escala mundial, alimentado pelo próprio Bush com sucessivas e diversas calinadas. Para quem não sabe, no ultimo congresso republicano, o dito senhor elogiou a nossa equipa olímpica de futebol pela forma como se bateu contra a equipa iraquiana, enaltecendo a bravura (?) lusa e ainda acusou a arbitragem de ser "anti-ocidental". Não é um espetáculo este senhor?
A dimensão deste fenómeno faz-se sentir por cá, como seria de esperar. O que não seria de esperar é que, por estarmos (quase) todos entretidos com o Euro 04, com o Bush, com os olímpicos, o Karadas, telenovelas constantes e noticiarios da estação 4, nem demos pelo facto de nos terem comido as papas na cabeça.
O Bush teve menos votos que o Gore (raio de nome!) e foi eleito. É grave, mas não foi cá, e com o mal dos outros posso eu bem. Mas parece que ninguém reparou que o nosso PM nem sequer foi eleito, nem UM voto teve. E isto sim, é gravíssimo!
O dia 25 de Abril de 1974 aconteceu para que os portugueses tivessem o direito de escolher livremente os seus governantes, fez-se uma revolução para termos uma DEMOCRACIA! Então como é que passados 30 anos voltamos a ter um PM que não foi eleito? O sr Sampaio decide e os outros 10 milhões comem e calam? E a seguir? Voltamos a ter censura e polícia secreta? Ou voltam as "eleições-fantasma" do tempo da velha senhora? É triste, mas a isto chama-se regressão. Se houve dia em que tive vergonha de ser tuga foi quando El presidente anunciou ao país que não podiamos escolher livremente o nosso PM.
Isto não é um manifesto anti-Santana. Pessoalmente não tenho nada contra ele e, apesar de ser alguém em quem nunca irei votar, acho o senhor bem mais capaz de governar este país do que o cherne (diga-se que pior seria impossível, mas isso agora...). Apenas não consigo concordar com o modo ilegítimo através do qual o senhor Lopes se apoderou do cadeirão mais importante do país.
É degradante apontar o dedo a outrém para esconder as próprias falhas, e é tipicamente portuguesa a atitude de fazer-para-inglês-ver. Por cá, o importante é dar nas vistas e não fazer algo de bem feito, pois continuamos a mais importancia ao vistoso e relegamos constantemente para 3º plano aquilo que realmente interessa. Para o tuga é mais importante andar a construir casas em Timor do que dar abrigo aos milhares de sem-abrigo do nosso país, como tal, é também muito mais giro apontar o dedo ao Bush do que reflectir sobre a "eleição" do Santana Lopes.
Vou ficar por aqui, não vá alguém confundir-me com um sindicalista ou algo do género. Até porque a neura voltou. Como alguém ja disse " Knowledge is a weapon, arm yourself!"


Já agora, para os realmente interessados nos esquemas e tramoias do sr. Bush (e para os que gostam de impressionar os paizinhos das namoradas) aqui podem ir buscar mais informações sobre o "idiot son of an asshole":

http://www.punkvoter.com




Comments:
UNITY!!!! tu é que sabes disto! essas bocas ao benfica sao dor de cotovelo?

ps- para o 9/11 tenho uma surpresa...
 
nao digas mal do bagao que o gajo e do glorioso,pa!

quem é o paulo portas? ele nao tem ninguem que lhe escave mais o buraco? pode sempre por la o submarino...

a angelina tem o meu voto!!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Click Here